quarta-feira, julho 09, 2003

Gentil Singapura

Palavra de apreço e solidariedade para a grandiosa equipa médica de Singapura que, num acto de coragem e saber, decidiu arriscar a operação das siamesas Iranianas. Infelizmente não resistiram à delicada empresa, falecendo. Não era decerto o desejo dos médicos, nem de ambas, nem de ninguém, penso eu.

O Dr. Gentil Martins, ilustre médico da nossa Lusitânia, também especializado em operações similares (e, atenção!, não duvido da sua competência), apressou-se a divulgar no circo televisivo que os médicos "só fizeram disparates", durante e na complexa cirurgia.

Pois que não querendo eu fazer qualquer tipo de ironia em relação às irmãs Iranianas e aos médicos responsáveis pelo trabalho, gostava de sugerir a grande oportunidade que o Dr. Gentil Martins tem, em Portugal (isso mesmo!), de realizar uma semelhante cirurgia, quiçá ainda mais complexa!

Passo a explicar: existem dois gémeos lusos na mesma situação!, (mas o Dr. Gentil Martins decerto ainda não os descobriu!): a cirurgia é mais complexa pois apesar de existir um acoplamento cerebral, este não é de nascença: só há cerca de dois anos a junção sucedeu (deixando estupefacta a comunidade médica!), mas com o decorrer do tempo as dores de cabeça intensificaram-se e então há que solucionar o problema.

A qualidade de vida tem vindo a decair substancialmente e os siameses Portugueses estão dispostos a efectuar a cirurgia, apesar de arriscada. Estranho pois que a equipa do Dr. Gentil Martins não tenha sido contactada nem mesmo tenha sabido de nada ao momento! Em toda a Europa houve notícias deste caso e concerteza deve haver alguma explicação! Mas deixemos de parte essa falta de atenção.

Deixamos portanto aqui o alerta ao Dr. Gentil Martins: para remediar a reputação dos médicos a nível internacional e os "disparates" dos outros sugiro que: 1. Reuna uma vasta equipa nacional de médicos, 2. Convoque a comunicação social a nível mundial, e, 3.Chame à mesa das operações os seguintes siameses (falsos):

Dr. José Manuel Durão Barroso e o Dr. Paulo Sacadura Cabral Portas.

Aqui no Periscópio-Quatro esperamos que a operação seja um sucesso e que isso traga para Portugal prestígio ao mais elevado nível. Acautelamos no entanto para não fazer "disparates" como os Singapurenses pois o resultado pode ser previsível. Infelizmente, claro.

BSA