terça-feira, maio 11, 2004

ELES SÃO HUMANOS!

Por muitos anos viveu a Europa (e outras partes do Mundo) embriagada pelas tecnologias americanas. É certo que eram boas as tecnologias.
Mais recentemente veio a moda dos pensadores americanos. Claro está que nem os anti-globalizadores estavam na disposição de resistir à american beauty, e não foi difícil descobrir coisas de puritanos que deixaram de o ser e que, no caminho, conseguiram desviar a atenção do hot dog sem deixar de lamber a salsicha às escondidas. Mas o que é facto é que há bons pensadores americanos.
Entretanto, o passe-par-tout de se ser anti-americano. Curiosamente, foi por lá que começou o emolduramento. Mas o que é facto é que há bons anti-americanos.
Tudo isto não passa da normalidade que nos (lhes) permite que nos relacionemos com a realidade do outro (deste) lado do Atlântico.
Agora sabemos que, afinal, os tipos são humanos. Torturam prisioneiros "de guerra", mexem-lhes na pilinha; amontoam-nos com sacos na cabeça; e pedem desculpa.
A fórmula é de um resultado tão extraordinário que os próprios ingleses já a adoptaram. É certo que começaram pelo fim: pedindo desculpa. Enfim, ainda não estão totalmente preparados para o percurso anti-britânico. But who can blame them?
Mas se tudo isto é assim, e se as tetitas da Janet Jackson não podem ser vistas na TV, não vamos agora apreciar novamente os tipos e voltar ao deslumbramento "pelas suas tecnologias". Isso seria um retrocesso. E já temos muitos.