domingo, julho 27, 2003

Armstrong

Lance Armstrong, ciclista estado-unidense, venceu pela quinta vez consecutiva a volta à França em bicicleta. O Tour compreende cerca de 3500 quilómetros em três semanas, aproximadamente.

Para além da força e atributos genéticos necessários para uma tamanha proeza desportiva, aquilo que quero realçar em Lance Armstrong é, para toda a sua vida, a vitória que conseguiu contra o cancro, em 1996.

A este batalhador desportista foi-lhe diagnosticado cancro testicular que se espalhou por doze nódulos cancerígenos desde a cabeça aos pés, incluíndo pulmões. Estes últimos, para os ciclistas, estão como as mãos para os pianistas.

Não desistiu. Arriscadas operações de remoção dos ditos e sessões de quimioterapia e, a seguir a estas, impressionantes treinos onde andava quilómetros e quilómetros. Conseguiu. Ultrapassou todo o mal mas os anteriores patrocinadores abandonaram-no pois não acreditaram totalmente na sua recuperação.

Duas excepções: U.S. Postal Service e Trek. A primeira vitória obtida na prova rainha do ciclismo mundial, após o caminho percorrido, foi portanto a demonstração interior do seu valor e luta. Cinco vitórias consecutivas hoje é apenas uma etapa para tentar bater o recorde, para o ano, das inéditas seis consecutivas. Esperemos e torçamos.

Hoje em dia Lance Armstrong, fora da bicicleta, dedica-se a ajudar por todos os meios a investigação da cura para o cancro e à moralização daqueles que o tentam vencer. Quer através dos seus livros, a fundação própria ou organizações impulsionadas por ele, este Homem é um exemplo como poucos.

BSA