quinta-feira, julho 24, 2003

Anúncio Ocasional

«VENDE-SE BURRAS PARIDAS E PRENHAS E JUMENTOS»
«96-5057032»


Venho por este meio publicar este pequeno achado para toda a comunidade blogueira tomar conhecimento. Digam lá que não é uma preciosidade? Encontrei por acaso num recorte do jornal ‘Ocasião’ no lado inverso daquilo que se pretendia. O anúncio é autêntico. Pura das verdades. Quem quiser confirmar só tem que telefonar e perguntar qual é o custo, ou melhor: os três possíveis custos. Eu não telefonei nem vou telefonar. Nem sei quem, onde, quando, nada. Nem recebo qualquer comissão por burra vendida. É um anúncio apenas.

Ele há burras já paridas, ainda por parir e jumentos. Não têm machos nem mulas. Segundo o saber popular as mulas são as melhores que há: aguentam o maior esforço de trabalho. Mas os machos e as burras também não são maus, só o jumento é que não é tão resistente. Atenção que eu estou a escrever dentro daquilo que sei, se aparecer alguém por aqui com mais esclarecimentos no assunto por favor não hesite em contactar o Periscópio-Quatro. Dão-se alvíssaras.

Mas, apesar de tudo, interrogo-me bastante: quem é que quer comprar, primeiro caso, uma burra parida? Para que é que serve? E será que já vem com o filho?

Ou então, segundo caso: burras prenhas. Quem está interessado em levá-la e depois fazer da sala ou do quintal uma maternidade e ainda executar o ofício de parteiro? E se o jumento chamar «pai» a quem comprou a burra, como é que é!?

E depois, terceiro caso, os jumentos? Será que estes são os filhos das burras já paridas e então vêm com elas? Ou serão já crescidos? E também qual a sua utilidade para a pujante e próspera agricultura nacional (e esta vale para todos)?

Como já disse não telefonei nem vou telefonar. Todavia acho que bastava ligar para a pessoa vendedora para obter todos os esclarecimentos necessários às minhas dúvidas. Só o não faço porque de facto se deve tratar de um indivíduo sério que eventualmente trabalha nisso.

Para além do mais sei não haver necessidade de comprar burras ou jumentos pois muitas vezes levamos com eles sem quaisquer custos adicionais. Ocasionalmente eles até podiam pagar mas nós não os queremos na mesma. Quanto a paridas ou prenhas ou mesmo sem nunca terem parido, as burras, quem também já não se fartou de ouvir zurrar por tudo e por nada?

BSA